Quais as principais mídias do marketing digital e como utilizá-las?

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais conectados — os mais recentes dados do IBGE indicam 100 milhões de usuários de internet no país — e essa movimentação exige novas posturas dos empresários. Não dá mais para ignorar a necessidade de usar as mídias do marketing digital.

Você sabe quais são as mais importantes para o seu negócio e como usá-las da forma adequada? Este é o tema do post de hoje! Explicaremos como a sua empresa pode aproveitar as oportunidades do ambiente online para atrair a atenção dos públicos de interesse da marca. Vamos lá?

O que não pode faltar na sua estratégia de marketing digital

Uma das vantagens do marketing digital é que as empresas têm à disposição diversas plataformas e ferramentas para abordar o consumidor final. Porém, antes de optar por esta ou aquela estratégia (e então selecionar as mídias mais adequadas), é fundamental saber aonde a organização quer chegar.

O primeiro passo deve ser o planejamento. É nesse momento que vamos indicar os objetivos, os canais que serão empregados e também as ferramentas utilizadas para monitorar os resultados.

Na hora de elaborar o planejamento estratégico — ele é imprescindível para o sucesso nessa área, uma vez que as ações não podem ser tratadas de modo isolado —, é importante ter em mente as funções que cada mídia cumpre na estratégia de comunicação das marcas.

Separamos algumas informações sobre os principais canais digitais para ajudá-lo a entender como eles podem ser empregados!

Redes sociais

O Facebook é a principal das redes sociais, responsável por reunir a maior audiência entre todas elas. Ao incluir essa mídia na sua estratégia, você conseguirá gerar maior repercussão para os conteúdos produzidos pela sua empresa, sejam eles posts ou anúncios.

Mas fique atento: hoje é praticamente impossível alcançar seus leitores de forma orgânica, ou seja, sem pagar. Sendo assim, é preciso impulsionar os posts e criar campanhas no Facebook Ads.

Nesse caso, lembre-se de que é importante contar com a ajuda de especialistas, uma vez que é preciso ter domínio das técnicas e das ferramentas adequadas para explorar todo o potencial da plataforma.

Ainda no caso das redes sociais, vale analisar também as oportunidades que podem ser aproveitadas no Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, Pinterest e Google Plus, para ficarmos apenas nas principais.

Todas elas funcionam muito bem para quem precisa melhorar a presença digital da marca. O principal é levar em conta o perfil do seu público e as suas preferências. É a partir daí que podemos selecionar quais mídias deverão ser priorizadas na estratégia da sua empresa.

Cada rede social tem suas especificidades em termos de linguagem, conteúdo e formato, e elas precisam ser respeitadas para que a marca alcance resultados. Além disso, mesmo com o emprego das estratégias adequadas, é preciso tempo para que a organização consiga gerar e manter audiências mais significativas.

Google

O Google AdWords é a plataforma de publicidade online do Google. É nela que os anunciantes podem programar a sua mídia, usando os links patrocinados.

Além de fazer a compra de palavras-chaves que serão empregadas na campanha, também é possível segmentar os anúncios com base nos interesses do público, em categorias de produtos ou mesmo em sites específicos.

Em todas essas situações, a empresa pode utilizar vários formatos para exibir suas mensagens nas páginas de busca do Google e, se preferir, também nos sites que são afiliados ao buscador (na chamada Rede Display) e no YouTube.

As possibilidades de combinação em termos de mídia são infinitas no caso do Google, mas não se esqueça de que o buscador tem outro papel nas estratégias de marketing digital: ajudar as pessoas a chegar às páginas das organizações.

Fique atento: além da mídia, você vai precisar fazer uso das técnicas de SEO, ou seja, empregar os recursos disponíveis para melhorar o ranqueamento do site ou do blog da empresa.

Marketplaces e comparadores de preço

Especialmente importantes para quem faz negócios via internet, os marketplaces têm como principal vantagem a audiência que, além de numerosa, é qualificada. A justificativa aqui é simples: por que não colocar o anúncio do seu produto em uma vitrine visitada por quem tem interesse em comprar aquele tipo de artigo?

O mesmo raciocínio vale para os buscadores de preço (como Buscapé e Zoom), ideais para quem deseja direcionar melhor as suas mensagens, focando em um segmento específico, ou seja, pessoas que pesquisam sobre aquele tipo de produto ou serviço.

E-mail marketing

Não dê ouvidos a quem critica o e-mail marketing. Se tratadas de forma estratégica, as campanhas nessa área podem render excelentes resultados. Afinal, falamos da possibilidade de estabelecer uma comunicação direta com o consumidor.

Nesse caso, o principal é atentar-se à importância da personalização das mensagens. Com as ferramentas adequadas de automação de marketing, hoje é possível segmentar todas as suas ações. Não desperdice essa chance! Aproveite as informações que você tem sobre seu cliente para fazer ofertas apropriadas às suas necessidades.

E atenção: não caia na armadilha de comprar listas de clientes. Medidas desse tipo são pouco efetivas para os resultados das campanhas. O mais indicado é formar o seu próprio mailing. Leva mais tempo, mas os contatos reunidos serão mais qualificados.

Influenciadores digitais

Há quem olhe para eles com certa desconfiança, mas a verdade é que os influenciadores digitais podem, sim, ajudar a melhorar os resultados das campanhas nas plataformas online. Estamos nos referindo às pessoas que têm um público cativo e que são reconhecidas pela produção de conteúdos relevantes, como blogueiros e youtubers.

Mais do que audiência, o que interessa nesse caso é conseguir um aval diferenciado para a marca, que pode se apropriar dos efeitos positivos a partir da associação do nome da empresa com a “celebridade”.

Revistas eletrônicas

No caso das revistas eletrônicas, a estratégia é similar à adotada para os influenciadores digitais. A organização consegue veicular a sua mensagem para um público segmentado, que reconhece o valor do conteúdo produzido pelas publicações e as tem como referências importantes naquele segmento.

Nesse tipo de canal, também é imprescindível contar com a ajuda de uma agência, afinal, será preciso criar os anúncios que serão inseridos nas páginas, seja um banner ou uma peça de publicidade nativa.

Como ter sucesso com o marketing digital

Como você deve ter percebido, são muitas as oportunidades que existem no ambiente online. Mas não se iluda: você vai precisar do apoio de empresas que dominam as técnicas e as ferramentas necessárias. Ações bem-sucedidas nessa área dependem da combinação dos esforços de vários especialistas.

Não é impossível realizar as atividades internamente na organização, mas saiba que, para isso, será preciso estruturar um departamento de marketing digital, o que exige a contratação de 20 a 30 profissionais para que a empresa consiga ter à disposição todas as competências exigidas nessa área.

Tenha em mente que, além do planejamento estratégico, caberá à agência todo o trabalho de execução das campanhas e, principalmente, de mensuração.

No marketing digital, temos como acompanhar as reações dos usuários e, a partir daí, fazer os ajustes necessários para melhorar o desempenho das campanhas. Entretanto, esse benefício só poderá ser aproveitado se contarmos com a experiência de quem lida com essas atividades no dia a dia.

Agora diga para nós: sua empresa tem uma estratégia digital profissional e investe nessas mídias? Quais delas? E não esqueça de se cadastrar na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre marketing digital!

Por E sauce

Comments are closed.
Arquivos
Categorias
[testimonial_rotator id=255]